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Alimentos que devem ser Consumidos

Existem muitos alimentos que ajudam a manter-nos saudáveis e bem nutridos. No entanto, nem sempre conhecemos todos . É por isso que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e outros órgãos similares estão tentar divulgar mais informações a respeito das leguminosas e as diversas contribuições para a nossa saúde.
As leguminosas são consideradas alguns dos alimentos mais ricos em proteínas, o seu consumo ajuda a prevenir a obesidade, diabetes, doenças cardíacas etc..
O que são leguminosas?
As leguminosas existem desde 8000 aC, sendo a vagem a mais consumida desde então. A leguminosa encontra-se dentro da vagem, sendo até considerada a “fruta” da planta. A vagem é rica em proteínas e fibras, tem pouca gordura e é absorvida lentamente no sistema digestivo, contribuindo para o equilíbrio de açúcar no sangue. As leguminosas também contêm altos níveis de vitamina B, ácido fólico e minerais como ferro, zinco e magnésio. É importante incorporá-las nas refeições diárias.

  1. Grão de bico
    O Grão de bico é recomendado em sopas, guisados, saladas ou como ingrediente para preparar algumas comidas como árabes, como hummus, que faz uma pasta deliciosa.
  2. Lentilhas Verdes
    Há lentilhas verdes e castanhas. As verdes são menores e levam mais tempo para cozinhar, têm um sabor levemente mais forte e apimentado, a cor verde azulada indica que são ricas em antioxidantes, assim como os mirtilos. Esta lentilha é forte e mantém a sua estrutura e textura rígidas mesmo depois de cozida, por isso é recomendada para saladas ou para substituir carne moída em pratos veganos.
  3. Lentilhas pretas
    Lentilhas pretas têm um forte sabor de terra que é difícil não notar, são óptimas em todos os pratos
  4. Feijão
    Feijões de todos os tipos são leguminosas especialmente recomendadas para o consumo, pois ajudam a manter a saúde do coração, combatem a gordura que se acumula ao redor do estômago e são muito nutritivos.
  5. Ervilhas
    Existem ervilhas verdes e amarelas. As ervilhas do tipo verde são mais comuns, tendo o sabor mais açucarado e menos amido do que as amarela, amolece facilmente durante o cozimento, por isso é recomendável para sopas e outros pratos.
  6. Lentilhas castanhas
    As lentilhas castanhas são as mais comuns entre as lentilhas, e como a maioria delas, tendem a manter a forma durante o cozimento.
  7. Lentilhas vermelhas
    As lentilhas vermelhas quebram facilmente durante o cozimento e, por isso, são óptimas para sopas e ensopados, são macias e finas, levam menos tempo a cozinhar.
  8. Amendoim
    Pode-se surpreender ao descobrir que os amendoins são leguminosas. Isso mesmo! Comer amendoim é uma óptima maneira de aumentar o nível de ácido fólico no nosso corpo. Uma última dica para cozerem mais rápido, acrescentar um pouco de bicarbonato na água em que forem postas de molho, assim o processo é mais rápido e os grãos ficam mais macios. É importante ter cuidado com a quantidade de bicarbonato usado, pois em excesso pode fazer com que as leguminosas fiquem com um sabor desagradável.
    Tia Piu-Piu

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